quarta-feira, 15 de abril de 2015

efeitura de Varginha vai iniciar obra de revitalização da Praça da Fonte



Tradição da cidade e uma das principais atrações da Praça José de Resende Paiva, a Fonte Luminosa de Varginha voltará a funcionar em breve, devolvendo o glamour ao Centro da cidade, resgatando a história dos tempos em que embalava os sonhos dos casais de namorados, encantava crianças e a todos que passeavam a pé nas noites  de domingo na parte alta da Avenida Rio Branco, com os jatos de água colorida.
A reativação da Fonte é um compromisso assumido pelo Prefeito Antônio Silva, que tema acompanhado de perto todo o processo envolvendo as obras de revitalização. “A revitalização da Fonte Luminosa resgata a história romântica daquela Praça e humaniza com um toque de beleza e arte o centro da cidade”, justificou o prefeito.
A obra está estimada em R$ 400 mil. O Edital de licitação foi publicado no órgão oficial do município, edição 970, de 08 de abril de 2015 e a  abertura dos envelopes está marcada para o dia 04 de maio, às 14h. A empresa vencedora deverá cumprir o previsto em 120 dias corridos a contar da assinatura do contrato.
Os serviços a serem executados pela empresa vencedora contemplam a instalação de um espelho d`água composta  de 02 conjuntos, sendo o primeiro musical, composto por 10 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 1,5 metros, 05 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 2 metros, 01 jato Vulcano na parte central que atinge a altura máxima de 2,5 metros e o conjunto ornamental composto por 20 jatos frisantes que atinge altura máxima de 2,8 metros em parábola.
Os jatos do conjunto musical e do conjunto ornamental deverão ser iluminados no total por 43 projetores de luz subaquáticos tipo Led Power, com troca de cores e sincronismo, nas quais, no conjunto musical os 15 jatos Vulcano serão iluminados por 10 projetores, e o jato Vulcano central por 03 projetores. O espelho d`água deverá ser acionado por um dispositivo automático que controlará seus horários para cada dia da semana. Todo o conjunto de jatos e projetores de luz será controlado por um painel de comando eletroeletrônico totalmente automático.

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963,  no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até a fonte luminosa no comecinho das noites de domingo para apreciar o espetáculo. Em 1995, na administração Aloysio Ribeiro de Almeida, foi transferida para o centro da praça, tendo sido reinaugurada em 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos