quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prefeitura de Varginha oficializa abertura do SAAI - Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Prefeitura de Varginha oficializa abertura do SAAI - Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Foi durante solenidade realizada no teatro Mestrinho, na noite de segunda-feira, 13/04, que a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação, oficializou a abertura do SAAI - Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Antônio Silva, da Secretaria de Educação Rosana Aparecida Carvalho, da Chefe do Departamento de Ensino, Vânia de Fátima Flores Paiva, da Coordenadora da Educação Especial na rede municipal de ensino,  Roberta Sarmento Barbosa e da  Diretora Geral da Oasis, Michele Cardoso, neste ato representando a fundadora e Coordenadora da OÁSIS,  Celma Figueiredo Vilela.
Varginha se destaca nos últimos anos pelos avanços relacionados à efetivação do direito de todos à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e fundamentado no paradigma da inclusão, nos direitos humanos e na articulação entre o direito à igualdade e à diferença os quais abriram caminhos para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.
A Partir de ações do governo municipal com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008; vem crescendo a cada ano o número de matrículas de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência nas escolas da rede municipal.
Com base nas informações do Censo Escolar, o município foi contemplado com vinte e seisSalas de Recursos Multifuncionais disponibilizadas e equipadas pelo Ministério da Educação com computadores, recursos de tecnologia assistiva, materiais didáticos e pedagógicos para a realização do Atendimento Educacional Especializado.
Em 2013 e 2014, vinte e nove unidades educacionais do município passaram por adaptações para garantir a acessibilidade. Foram construídas rampas, instalados corrimãos, adaptados banheiros e ainda adquiridos equipamentos e materiais pedagógicos com o objetivo de atender as necessidades específicas dos estudantes, público alvo da Educação Especial.
Através do Programa Caminho da Escola, o município adquiriu um micro ônibus escolar urbano acessível com capacidade para transportar um estudante em cadeira de rodas e mais vinte e dois estudantes sentados.
Investiu-se na formação continuada dos profissionais da educação com a realização de Seminários Regionais do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, direcionados a gestores e professores do Município e de mais vinte e nove municípios da região, com o objetivo de trabalhar pela construção de uma concepção de educação para a diversidade.
Numa perspectiva de educação inclusiva, rompendo com uma trajetória de exclusão e segregação das pessoas com deficiência através de ações que garantam a igualdade de acesso e permanência na escola e o investimento em práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem, a participação e a autonomia ampliando oportunidades de formação para o ingresso no mundo do trabalho e efetiva participação social, o governo municipal, em 2014, deu um importante passo na consolidação de uma educação para todos. Instituiu através da Lei nº 5.830 a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e criou o SAAI – Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão para atendimento, apoio e acompanhamento às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados nas escolas e centros municipais de educação infantil da rede pública municipal.
Para a efetivação do SAAI firmou convênio com a OÁSIS – Organização de Assistência e Serviços Integrados aos Sujeitos com Necessidades Especiais, uma instituição sem fins lucrativos que há mais de dezesseis anos se dedica ao atendimento de pessoas com deficiência no município de Varginha.
Através desta parceria os profissionais foram contratados para atuação na OÁSIS e nas escolas municipais, no atendimento às necessidades específicas dos estudantes com deficiência matriculados na rede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos